domingo, 6 de janeiro de 2013

Incêndios Florestais


Segundo o Manual de Combate a Incêndios Florestais de São Paulo, o incêndio florestal pode ser caracterizado como: “Toda destruição total ou parcial da vegetação, em áreas florestais, ocasionada pelo fogo, sem o controle do homem ou qualquer que seja sua origem”.
Os incêndios florestais se desenvolvem, sobretudo, nas seguintes condições climáticas: seca prolongada, baixa umidade do ar e aumento da temperatura nas florestas.  
Torres et al. (2009), relatam em seu artigo na Revista Brasileira de Meteorologia que “os incêndios em vegetação geram diversos prejuízos econômicos, paisagísticos e ecológicos. Entretanto, para se estabelecer uma política adequada de prevenção e controle, é necessário conhecer as estatísticas referentes a eles.”


Baseado em dados estatísticos da 3º seção do 1º Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba, apenas durante o período que compreende os meses de setembro à dezembro do ano de 2012, o número de ocorrências registradas chegou a 144 nessa área.




O incêndio pode acontecer de diversas formas e devem ser principalmente evitados. Observe a seguir algumas principais causas:

ü  Garrafas de vidro jogadas nas áreas de florestas e beiras de estradas, que funcionam como lente de aumento para os raios solares, gerando calor.
ü  Queimadas nas práticas agrícolas, sem controle da direção e da propagação das chamas.
ü  Colocar fogo de forma criminosa, uma das maneiras mais frequentes de destruição da flora e da fauna.
ü  Fogueiras que soltam faíscas que são levadas pelo vento.
ü  Soltura de balões, um crime ambiental pela lei 4.471, art. 26 do Código Florestal.
ü  Queima de lixo de qualquer gênero, sem precauções.

Mais informações acesse o link


Previna-se.
Ligue 193

Nenhum comentário:

Postar um comentário