segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MATERIAL OPERACIONAL - ABSL (3/7)

 
                                           
A viatura Auto Bomba e Salvamento Leve (ABSL) é uma espécie de caminhão multi-uso do Corpo de Bombeiro. É uma viatura equipada com bomba de incêndio que permite o uso do seu tanque de água para fazer combate em incêndio autônomo, para pressurizar sistemas de hidrantes em edificações e empresas e fazer sucção para abastecimento da viatura. Possuem tanque com menor capacidade de água do que os tradicionais ABT.

Estes tipos de viaturas tambem vêm com equipamentos de extricação (desencarcerador, maca, ked), material básico de primeiros socorros, material para combate de incêndio em vegetação (abafadores, bombas costais), material para combate de  incêndios classe B e C (líquido gerador de espuma, misturador entrelinhas), e outros diversos materiais utilizados em ocorrências de busca e salvamento e diversos outros sinistros.

Os Auto Bomba e Salvamento Leve vêm com pequena quantidade de água, variando entre 2.000 e 3.000 litros  o que  dá as viaturas uma capacidade extintora pequena mas uma mobilidade exelente da viatura. Deve ser utilizada em incêndios de pequeno porte e ainda em praticamente qualquel atividade de Busca e Salvamento.

Assim como o ABT, esta viatura opera adequadamente com 6 componentes distribuídos da seguinte forma:
Motorista e Operador: Dirije a viatura e opera a bomba de incêndio;
Chefe de Guarnição: Coordena as ações da guarnição;
2 Chefes de Linhas: São a ponta da operação, executando as ordens do chefe de guarnição;
2 Auxiliares de Linhas: Auxiliam os chefes de linhas nas operações.

Observação: Por ser uma viatura multi-uso, dentre os componentes das guarnição, deve haver um especialista em atendimento pré-hospitalar, um em salvamento aquático, um em salvamento terrestre e outro em salvamento em altura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário