quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Colisão moto e ônibus - Mangabeira VII


O 1º BBM foi acionado na noite de ontem (29fev) para uma ocorrência às 19h de acidente entre ônibus e moto onde o motoqueiro encontrava-se preso sob o ônibus. O acidente ocorreu no terminal rodoviário do bairro Mangabeira VII e caracterizou-se pela irregularidade do condutor da motocicleta, que era de menor, estava sem capacete, sem habilitação, sem o documento do veiculo e ainda apresentava sinais de ter ingerido bebida alcoolica.

O rapaz foi retirado do local apenas com escoriações na panturrilha da perna direita e ficou sob os cuidados da mãe, tendo o BPTRAN sido acionado para solucionar a situação dos veiculos envolvidos.

Desmaio - Bancários


As 17h, o Corpo de Bombeiros atuou com viaturas do 1º BBM, do BBS e do CRAPH em uma ocorrência que uma cidadã foi encontrada inconciente em seu apartamento sozinha. Ao chegar no local as equipes do Corpo de Bombeiro verificaram que tratava-se de uma senhora de idade cujo vizinhos informaram que apresentava várias enfermidades, entre elas diabetes.

Como não foi encontrado nenhum familiar da senhora, foi necessário realizar uma entrada forçada em seu apartamento para realizar o socorro adequado. O apartamento foi acessado pela janela e a senhora socorrida com todos os sinais vitais estáveis.




Esta oorrência serve de lembrete para aqueles que possuem idosos em sua residência: Nunca deixe-os sozinho, pode ser que ele não tenha condições de solicitar auxilio no caso de algum acidente.

MATERIAL OPERACIONAL - AM (5/7)



A viatura Auto Moto (AM) é uma motocicleta utilizada para diversos fins; tanto administrativos quanto operacionais. Para uso administraivos, ela apenas é equipada com material básico de primeiros socorros (para o condutor executar intervenções básicas se encontrar pelo caminho) e sinalização por sirenes.

Para o serviço administrativo, pode ser utilizada no serviço de estafeta e no serviço de vistorias solicitadas pelo Departamento de Atividades Técnicas (DAT). No serviço operacional, elas são mais bem equipadas (podendo ter inclusive extintores) e funcionam com Motocicletas de Resgate, com a finalidade de chegar rapidamente as vitimas e garantir a integridade das mesmas antes da chegada da ambulância.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vítima presa em ferragens - Mangabeira VII


Na tarde de ontem (27fev), após um acidente no bairro de Mangabeira VII, um passageiro ficou preso as ferragens do veículo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a viatura ABT 16 chegou ao local as 15h30 e realizou os procedimentos necessários para a remoção da vítima. O motorista não apresentou ferimentos e o passageiro que havia ficado preso, foi socorrido pela ambulância do  Corpo de Bombeiros para o hosptital de Emergência e Trauma.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Incêndio em Residência - Cruz das Armas

Mais uma ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros que poderia ser evitada se a população tomasse medidas preventivas básicas.


Na noite de sábado (25fev), as 21h20, o 1º BBM foi acionado para ocorrência de incêndio em residência. Ao chegar no local, controlar as chamas e estabilizar o ambiente, verificou-se que o foco do incêndio surgiu em uma parte do cômodo que ficavam quatro eletrodomesticos (ar condicionado, video game, televisão e home theater) na mesma instalação elétrica. O incêndio provavelmete aconteceu devido a uma sobre carga na rede elétrica devido ao excesso de equipamentos. Felizmente só houve danos materiais no local.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Para quem ligar: Corpo de Bombeiros ou SAMU?

Não é incomum ver a população com dúvidas quanto ao acionamento do Corpo de Bombeiros (193) ou SAMU (192) nos diversos tipos de ocorrências que podem acontecer. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo elaborou um folder com explicações básicas das diferenças nos atendimentos dos dois órgãos públicos. O 1º BBM traz este folder, pensando em exclarecer melhor a população paraibana sobre as diferenças nos atendimentos.



Qualquer dúvida, estamos a disposição para maiores esclarecimentos tanto por e-mail, nas redes sociais ou pelo telefone.

MATERIAL OPERACIONAL - AHQ (4/7)

A viatura Auto Hidro Químico (AHQ) é um caminhão equipado com bomba de incêndio, como todos os carros de combate a incêndio, que permite o uso do seu tanque de água para fazer combate em incêndio autônomo, para pressurizar sistemas de hidrantes em edificações e empresas e fazer sucção para abastecimento da viatura. Possuem tanque com capacidade de água simlilar ao do ABT com a vantagem de ter compartimento para armazenar líquido gerador de espuma (LGE), o que permite a viatura combater mais diversos tipos de incêndio.

Estes tipos de viaturas tambem vêm com equipamentos de extricação (desencarcerador, maca, ked), material básico de primeiros socorros, material para combate de incêndio em vegetação (abafadores, bombas costais) e outros diversos materiais utilizados em ocorrências de busca e salvamento e diversos outros sinistros.

O Auto Hidro Químico vêm com quantidade satisfatória de água, variando entre 3.500 e 4.500 litros  o que  dá as viaturas uma capacidade extintora muito boa, principalmente pela possibilidade de combate a incêndios classe B e C direto das mangueiras, pois é possivel produzir jatos tanto de água quanto de espuma.
Assim como o ABT, esta viatura opera adequadamente com 6 componentes distribuídos da seguinte forma:
Motorista e Operador: Dirije a viatura e opera a bomba de incêndio;
Chefe de Guarnição: Coordena as ações da guarnição;
2 Chefes de Linhas: São a ponta da operação, executando as ordens do chefe de guarnição;
2 Auxiliares de Linhas: Auxiliam os chefes de linhas nas operações.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Capotamento - Distrito Industrial

Na tarde de ontem (14fev) houve um capotamento de um caminhão na BR 101, em frente a Compel. O Corpo de Bombeiros chegou ao local às 16h30mim e trabalhou arduamente para socorrer o motorista que encontrava-se preso as ferragens. Após mais de uma hora de operação, a vítima foi retirada das ferragens do caminhão com o apoio do desencarcerador do ABT - 16 e foi encaminhada ao hospital sem maiores ferimentos aparentes.








terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Parceria: Corpo de Bombeiros e Ministério Público


A Promotoria da Saúde de João Pessoa firmou uma parceria com o Corpo de Bombeiros para apresentação do projeto "Camilo de Lellis", que tem como objetivo a concretização dos planos de prevenção, de combate a incêndio e de abandono junto às Unidades de Saúde da Família, Centros de Atenção Integral da Saúde, Unidades de Pronto-Atendimento e hospitais da Capital. A parceria foi firmada, nesta segunda-feira (13fev), pelo promotor João Geraldo Barbosa, o Major Oliveira e o Sargento Jorge do Corpo de Bombeiros.

Segundo o promotor João Geraldo, o projeto visa fomentar a elaboração dos planos de atendimento de emergência em ambientes de grave vulnerabilidade para ocorrência de incêndio, plano de auxílio mútuo a nível regional nas USFs, Centros de Atenção Integral, Unidades de Pronto-Atendimento e hospitais.

O promotor informou que o evento de apresentação do projeto vai ocorrer no dia 13 de março, no auditório da sede do Ministério Público da Paraíba, às 9h. Para a reunião serão convocados todos os dirigentes das unidades de saúde da família com os respectivos diretores de distritos e apoiadores, diretores das unidades de pronto-atendimentos e dos hospitais da Capital, representantes da Prefeitura, Governo, Secretaria de Saúde e de Segurança e Defesa Social, bem como Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Polícia Militar.

Durante a reunião, além da apresentação e explicação do projeto, serão entregues formulários necessários à coleta de feedback de cada órgão envolvido como forma de melhor possibilitar a ação do Corpo de Bombeiros na prevenção e combate a incêndio nessas áreas específicas da saúde que abrangem grande parte da população.

“Este projeto do Corpo de Bombeiros consolida o compromisso e preocupação da unidade com o cumprimento do seu mister ao passo que possibilita que parte dos problemas constatados nos órgãos de saúde pública da Capital através das diversas inspeções da Promotoria da Saúde, possam ser resolvidos sem necessidade da intervenção judicial, o que naturalmente só poderá ocorrer com a participação, responsabilidade e comparecimento dos gestores e dirigentes. Esta oportunidade pode salvar vidas, bastando para tanto que cada um faça a sua parte”, concluiu o promotor.

Incêndio em padaria - Tibiri Fábrica

O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite do dia de ontem (13fev) às 20h20 para atender a ocorrência de incêndio em um estabelecimento comercial no município de Santa Rita. A viatura ABT 16 foi acionada para realizar o socorro juntamente com o apoio da viatura AHQ 01, tendo em vista que o solicitante informou que o fogo alastrava-se pelas casas vizinhas.

Chegando no local, o fogo não mais encontrava-se em processo de expansão e o Corpo de Bombeiros concluiu a extinção das chamas e fez a prevenção devida no local, que apresentava um forno em altíssima temperatura. Não houve vitimas no local e os danos resumiram-se ao cômodo que o fogão estava instalado, incluindo instalações elétricas e hidráulica do estabelecimento. Não havia sistema preventivo algum no local (hidrantes ou extintores)
  
 


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MATERIAL OPERACIONAL - ABSL (3/7)

 
                                           
A viatura Auto Bomba e Salvamento Leve (ABSL) é uma espécie de caminhão multi-uso do Corpo de Bombeiro. É uma viatura equipada com bomba de incêndio que permite o uso do seu tanque de água para fazer combate em incêndio autônomo, para pressurizar sistemas de hidrantes em edificações e empresas e fazer sucção para abastecimento da viatura. Possuem tanque com menor capacidade de água do que os tradicionais ABT.

Estes tipos de viaturas tambem vêm com equipamentos de extricação (desencarcerador, maca, ked), material básico de primeiros socorros, material para combate de incêndio em vegetação (abafadores, bombas costais), material para combate de  incêndios classe B e C (líquido gerador de espuma, misturador entrelinhas), e outros diversos materiais utilizados em ocorrências de busca e salvamento e diversos outros sinistros.

Os Auto Bomba e Salvamento Leve vêm com pequena quantidade de água, variando entre 2.000 e 3.000 litros  o que  dá as viaturas uma capacidade extintora pequena mas uma mobilidade exelente da viatura. Deve ser utilizada em incêndios de pequeno porte e ainda em praticamente qualquel atividade de Busca e Salvamento.

Assim como o ABT, esta viatura opera adequadamente com 6 componentes distribuídos da seguinte forma:
Motorista e Operador: Dirije a viatura e opera a bomba de incêndio;
Chefe de Guarnição: Coordena as ações da guarnição;
2 Chefes de Linhas: São a ponta da operação, executando as ordens do chefe de guarnição;
2 Auxiliares de Linhas: Auxiliam os chefes de linhas nas operações.

Observação: Por ser uma viatura multi-uso, dentre os componentes das guarnição, deve haver um especialista em atendimento pré-hospitalar, um em salvamento aquático, um em salvamento terrestre e outro em salvamento em altura.  

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Acidente grave na BR 101


Um grande acidente envolvendo dois caminhões no km 101 da BR-101, sentido Recife/João Pessoa, deixou a rodovia completamente interditada. A colisão aconteceu por volta das 15h15 do dia 08 de fevereiro na entrada da cidade de Conde, a 17 km de João Pessoa. Um dos motoristas fugiu do local enquanto o outro caminhão se incendiou com o seu motorista preso às ferragens, segundo o CB Uirapuru um dos componentes da equipe de resgate, o motorista ficou com cerca de 40% do seu corpo queimado. Foi necessário a presença de dois do 1º ABTs(caminhão de combate à incêndio) para solucionar o sinistro e debelar o fogo que tomava conta de um dos caminhões envolvidos.


                                                         (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ameaça de Bomba no Centro Administrativo Estadual

Na tarde do dia 7 de fevereiro o Corpo de Bombeiros foi acionado para uma ocorrência de ameaça de bomba no Centro Administrativo Estadual. Segundo relatos uma secretária do prédio onde fica o setor de finanças recebeu uma ligação anônima dizendo que havia uma bomba no prédio. O GATE da PM fez uma varredura no local e não encontrou a suposta bomba. No final se constatou que foi um trote.


Acidente com Caminhão

Acidente com caminhão a serviço da Energisa complica trânsito na ladeira do Cuiá sendo necessário a intervenção dos Bombeiros do 1º BBM com o ABT 16. Não houve vítimas porém foi de suma importancia a ação do efetivo jogando pó de madeira no óleo para evitar novos acidentes devido ao asfalto estar escorregadio com a cobertura do óleo. Devido a grande quantidade de óleo também foi usado areia para sua absorção. Houve um grande engarrafamento no local.

 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Amistosos da Seleção - 1º BBM x CRAPH

 O 1º BBM promove o primeiro jogo dos famosos "Amistosos da Seleção" do ano de 2012. São jogos de futebol e minitorneios promovidos com o intuito de promover a integração entre os militares das diversas unidades do estado. 

A primeira partida do ano, aconteceu hoje (03jan) por voltas das 09h entre o 1º BBM e o CRAPH, que solicitou uma revanche após ter perdido no ano passado por 7 x 1. O CRAPH desafiou o 1º BBM, montou uma equipe completa, treinou durante meses, escolheu o local da partida e foram mais uma vez derrotados por uma placar que demostrou que a primera vitória não foi sorte: 8 x 1. Destaque da partida para o TEN ALVES, do CRAPH.

São estes tipos de ações que visam o fortalecimento da camaradagem e do espirito de corpo que o 1º BBM tenta desenvolver. Não apenas a prática de educação física foi consolidada no ano de 2011 como estas atividades que unem o efetivo e motivam o efetivo a participar das atividades de modo geral do Batalhão.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

FORMATURA - Visita do Comandante Geral


O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba visitou o 1º BBM hoje (02fev) às 08h da manhã. O CEL JAIR foi acompanhado pelo MAJ OLIVEIRA em uma inspeção pelas instalações físicas da unidade, verificando as condições apresentadas pela unidade. O efetivo de serviço foi reunido e o Comandante Geral passou à tropa informações inerentes a vários assuntos, entre eles:

CONDICIONAMENTO FISICO: A implementação do TAF para todos os militares, a disponibilidade de academia para fortalecimento muscular, curso de pilates, clinica de fisioterapia para os militares com problemas de saúde se reabilitarem;

COPA DO MUNDO: A intenção de implentar duas novas unidades do Corpo de Bombeiros nos municípios de Alhandra e Mamanguape, de modo a melhor atender a demanda oriunda das cidades de Recife e Natal, sem contar com a capacitação do efetivo com cursos de inglês e espanhol;

DIMINUIÇÃO DOS GASTOS: Da necessidade de implementação de política de economia em todas unidades, de modo a diminuir as despesas com custeio e otimizar a máquina pública estadual

CONVÊNIOS: Cursos oferecidos mediante parcerias com diversos órgãos, entre eles ESPEP e SENAI


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MATERIAL OPERACIONAL - ABT (2/7)


A viatura Auto Bomba Tanque (ABT) é o carro chefe dos Corpos de Bombeiros. É uma viatura equipada com bomba de incêndio que permite o uso do seu tanque de agua para fazer combate em incêndio autônomo, para pressurizar sistemas de hidrantes em edificações e empresas e fazer sucção para abastecimento da viatura.

Estes tipos de viaturas tambem vêm com equipamentos de extricação (desencarcerador, maca, ked), material básico de primeiros socorros, material para combate de incêndio em vegetação (abafadores, bombas costais), material para combate de  incêndios classe B e C (líquido gerador de espuma, misturador entrelinhas), e outros diversos materiais utilizados em ocorrências de busca e salvamento e diversos outros sinistros.

Os Auto Bomba Tanques vêm com grande tanque de água, variando entre 4.000 e 6.000 litros  o que  dá as viaturas grande capacidade extintora e permitindo ainda uma mobilidade eficaz nos deslocamentos dentro da cidade, no campo e nas estradas.

Esta viatura opera adequadamente com 6 componentes distribuídos da seguinte forma:
Motorista e Operador: Dirije a viatura e opera a bomba de incêndio
Chefe de Guarnição: Coordena as ações da guarnição
2 Chefes de Linhas: São a ponta da operação, executando as ordens do chefe de guarnição
2 Auxiliares de Linhas: Auxiliam os chefes de linhas nas operações