terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DICAS QUE SALVAM - Incêndio Classe C (4/5)

Os incêndios classe C são fáceis de identificar. Faça a pergunta: Tem eletricidade no local das chamas? Caso a resposta seja sim... quer dizer que você tem um incêndio classe C. Curto circuito no computador, televisão ou qualquer elétrico-eletrônico da sua casa? O transformador da sua rua pegou fogo? O disjuntor da sua casa está em chamas? Você está em frente a um incêndio classe C.

E agora? O que fazer nesta ocasião? Se existir a possibilidade de desligar a fonte de energia deste material em chamas, faça e apenas trate o incêndio como classe A ou B (Vejas as dicas passadas para lembrar como combater-los); caso contrário, se você não puder desligar a fonte de energia do dispositivo ou se ele possuir alimentação própria (geradores ou dispositivos com capacitores) utilize um extintor de CO2 ou de PQS, sendo o extintor de CO2 mais eficiente por não danificar a estrutura elétrica do dispositivo.

Os incêndios classe C são perigosos principalmente quando se dão na rede de alta tensão. Sempre acione o Corpo de Bombeiros nestas ocasiões por o risco de queimaduras gravíssimas e até de morte ser muito alto. Nunca esquecendo do número que salva vidas: 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário