segunda-feira, 25 de julho de 2016

Começa hoje o Curso de Operador e Condutor da Auto Platorma Aérea no 1º BBM

  Deu-se início na manhã desta segunda-feira (25), ao 2º Curso de Operador e Condutor da Auto Plataforma Aérea, na Sede do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), em Mangabeira VII.


   Com duração de uma semana, o referido Curso conta com 19 alunos, sendo 07 alunos condutores e 12 alunos Operadores. Serão ensinados 05 módulos ao longo do Curso, onde o primeiro foi Apresentação e Condução da Auto Plataforma Aérea (APA).  Até a próxima sexta-feira os alunos terão passado por todos os módulos. As aulas teóricas estão sendo ministradas na Escola Estadual Professor José Batista de Mello, parceira do 1º BBM, e as aulas práticas são realizadas no próprio Batalhão.

  
  A Auto Plataforma Aérea tem sido determinante no  atendimento as ocorrências mais complexas de incêndio, por ser uma viatura moderna e que conta com diversos recursos, ela proporciona as guarnições efetuarem um combate aéreo, sem ter que por em risco a tropa. "Com a realização desde 2º Curso, estamos aumentando o efetivo especializado para ocorrências que envolvam a utilização da Auto Plataforma Aérea (APA), tornando nosso efetivo mais preparado para ocorrências em locais de difícil acesso", afirmou um dos instrutores do Curso, o Soldado Tybério Fonseca.



Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa 
Fotos: B5/1º BBM

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Bombeiros do 1º BBM combatem incêndio em academia de musculação.

  Na tarde deste domingo (17), ocorreu um incêndio numa Academia de Musculação no bairro de Mangabeira VIII.


  A guarnição de combate à incêndio do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), que fica aquartelada em Mangabeira VII, foi acionada para atender  a esta ocorrência. "Ao chegarmos no local, constatamos que se tratava de um curto-circuito em um dos ventiladores da Academia, as fagulhas do curto entraram em contanto com o piso emborrachado do estabelecimento, originando assim o foco do incêndio", explicou a Comandante da Operação, o Tenente Ramos Santos.

 
  A guarnição teve acesso, por umas das janela do 1º andar da Academia, onde realizaram a ventilação do local para a dispersão da fumaça. O foco do incêndio foi extinto com um extintor de incêndio do tipo pó químico seco (PQS).
 
  Não houve maiores danos a Academia, assim como tammbém não houve vítimas. Cerca de seis (seis) combatentes do fogo participaram desta Operação.  

quinta-feira, 14 de julho de 2016

1º BBM é homenageado por alunos de Escola Estadual do bairro de Mangabeira VII

  Na manhã desta quinta-feira (14), o efetivo da Sede do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM) foi surpreendido com uma grata homenagem advinda dos alunos da Escola E.E.F. José Baptista de Mello, no bairro de Mangabeira VII.

 
  A Escola é parceira do Batalhão há mais de 03 (três) anos, e ambas as instituições prestam ajuda mútua, no tocante a disponibilização de espaço físico para instruções destinadas a bombeiros militares e, em contrapartida, na educação preventiva contra incêndios para os alunos da Escola. 


  "Como forma de homenagear o dia nacional do Bombeiro Militar e os seus serviços prestados à população, viemos aqui no 1º BBM, tocamos algumas músicas com nossa Banda Macial e nossas dançarinas e recitamos um Cordel, o qual foi feito pela nossa aluna Brenda Camila, de 11 anos de idade, que fala do trabalho e das lutas do Bombeiro Militar da Paraíba", informou a Diretora da Escola, a senhora Celi Maria.


  Além das músicas tocadas pela Banda Macial da Escola, das dançarinas e do Recital de Cordel, os alunos da escola trouxeram um Bolo comemorativo pelo dia Nacional dos Bombeiros, com salgadinho e suco para as guarnições que estão de serviço no dia de hoje (14). 
 

  Por fim, houve o tradicional passeio no caminhão dos bombeiros onde todos os alunos tiveram a oportunidade de entrar na viatura especializada em combate à incêndios. Cerca de 50 (cinquenta) alunos participaram da homenagem aos combatentes do fogo.
 


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: B5/1º BBM

 

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Combatentes do Fogo do 1º BBM são homenageados em Solenidade Militar

   Na manhã dessa terça-feira (05), ocorreu no Quartel Geral do Comando do Corpo de Bombeiros, a Solenidade Militar em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro Militar. Nesta Solenidade se fez presente, dentre outras autoridades, o secretário executivo de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Jean Nunes e a  vice-governadora do Estado, Lígia Feliciano.

 

   Cerca de 11 (onze) combatentes do fogo do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM) foram homenageados, recebendo medalhas por terem mais de 10 e 20 anos de bons serviços prestados a Corporação. Houve também a entrega da medalha Praça mais distinto, que simboliza o reconhecimento da Corporação perante a dedicação, comprometimento e abnegação do Praça em favor do serviços prestados ao Corpo de Bombeiro Militar de forma exemplar.



   O 1º BBM parabeniza estes bravos combatentes do fogo, pela justa homenagem que receberam. São eles: St J. Alberto, Sgt Kenetth, St Serpa, Sgt Carlucio, Sgt Mascena, Sgt S. Morais, Cb João Paulo, Cb Everton, Cb Dos Santos, Cb P. Roberto, Sd Allyenn.



Relações Publicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: BM-5