sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Instrutores do 1º BBM iniciam aulas de combate a incêndio ao CSF/2016.

  Na tarde desta quinta-feira (18), na Sede do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), em Mangabeira VII, deu-se início as instruções de combate a incêndio aos alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) / 2016.



    A Equipe de instrutores do 1º BBM, passou instruções de utilização e manutenção do equipamento de proteção individual e respiratória à turma de 23 (vinte e três) alunos sargentos bombeiros.



   "É de suma importância que todo bombeiro militar utilize nas ocorrências o seu equipamento de proteção individual. A segurança de nossos combatentes é uma das ações prioritárias em nosso procedimento operacional, onde na área de combate a incêndio, que é um trabalho extremamente perigoso onde o combatente do fogo se depara com altas temperaturas e fumaça tóxicas, é obrigatório o uso do equipamento de proteção individual e o de proteção respiratória", informou um dos instrutores, o 1º Ten Alisson Dutra.



Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: Sd F. Santos   

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

1º BBM realiza prevenção em jogo da Copa Nordeste

   Nesta terça-feira (16), o 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM) realizou prevenção no Estádio Almeida Filho (Almeidão), durante partida realizada as 21h30min (horário de Brasília) entre Campinense x Imperatriz pela Copa do Nordeste.



   O 1º BBM disponibilizou uma viatura de combate a incêndio para ficar de prontidão no Estádio além de uma dupla de combatentes que ficaram em local estratégico dentro do Estádio munidos de extintores de incêndio, totalizando 06 (seis) bombeiros militares do Batalhão.
   Não houve ocorrências no evento.


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: Sd F Santos

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

1º Batalhão homenageia Cabo da PMPB morto ao tentar deter um criminoso.

   Neste Domingo (14), o 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM) realizou o cortejo do CB PM Laurentino, como forma de homenagear o policial militar, morto em sua folga, levando-o para o Cemitério da Cidade de Santa Rita - PB, em Vázea Nova .


   O Cabo da PMPB foi morto no sábado (13) em um dos bares de Santa Rita, por criminosos que estavam a procura de uma mulher grávida, a qual se encontrava no referido bar. Ao tentar proteger a mulher grávida, o Policial Militar acabou sendo surpreendido por um dos criminosos, sendo alvejado.


   "O 1º BBM esta de luto por mais um episódio que envolve a morte de um militar da nossa Co-irmã, a Polícia Militar da Paraíba. Como ato de demonstrar o nosso apoio aos familiares e de homenagear o Cabo Laurentino pela sua vida profissional, nos oferecemos a realizar o cortejo do mesmo, como foi feito", afirmou o Comandante do 1º Batalhão, Tc Jean Benício.


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: 2º Ten Gabriel Coutinho  

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Primeira ocorrência de grande proporções de 2016

   Nesta terça-feira (02) fez uma semana que ocorreu a 1ª ocorrência de grande vulto em 2016. Tratou-se de um grande incêndio no Galpão da Empresa Amazonas, no Distrito Industrial. A empresa fabrica utensílios emborrachados para várias ramos comerciais.


   As guarnições de combate a incêndio do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), foram acionadas às 04h30min, e chegaram no local 10 (dez) minutos depois. Todas viaturas 05 (cinco) viaturas de combate a incêndio do 1º batalhão foram acionadas, inclusive a Auto-Plataforma Aérea (APA-01).
   "Foram necessárias 02 (duas) horas e meia para que as chamas fossem extintas, onde planejamos e executamos um ataque conjunto entre as Auto-bombas tanques ( ABT's) e a APA-01. Dessa forma, conseguimos controlar o fogo de forma relativamente rápida. Depois, nosso trabalho foi o de realizar o rescaldo, ou seja, revirar o material combustível a procura de focos de incêndio", relatou o 2º Ten Henrique Oliveira, Comandante de Socorro nesta Operação.


   "Próximo ao galpão atingido pelas chamas havia duas caldeiras da empresa, e um depósito de líquidos inflamáveis. Conseguimos combater as chamas de maneira eficiente e impedindo-as de alcançarem estes locais e, consequentemente, impedindo que acontecesse uma tragédia ainda maior", afirmou o Supervisor de Operação, Cap Ovídio Fernandes.
   Não houve vítimas no local. Cerca de 40 (quarenta) bombeiros militares participaram dessa operação.


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: Cb A. Santos