terça-feira, 22 de setembro de 2015

Guarnição de Combate a incêndio controla chamas em residência do bairro de Mangabeira VII

   Na noite desta segunda-feira (22), por volta das 22h50min, ocorreu um incêndio residencial, no bairro de Mangabeira VII, quando os donos da residência não se encontravam na casa.


   O fogo teve início em um dos quartos da casa. A guarnição de combate a incêndio do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), que fica de prontidão também no bairro de Mangabeira VII, levou apenas 2 (dois) minutos para chegar ao local  da ocorrência. "Graças a rápida resposta da guarnição, chefiada pelo Sgt Lacerda, o fogo que estava no quarto foi controlado e extinto, não se propagando para os demais cômodos da residência, tendo os donos da casa perdido apenas o que se encontrava no quarto sinistrado", informou o Comandante de Socorro da Unidade (CSU-01), o 2º Ten Gabriel Coutinho.


No quarto onde provavelmente se originou o incêndio, se encontrava um fogão e um botijão de Gás Liquefeito de Petróleo (13 Kg), o "botijão de cozinha".
   Além da viatura de combate a incêndio e da presença do CSU-01, também se fez presente no local o Oficial Vistoriador, 1º Ten Hugo Bezerra, o qual deu início aos procedimentos de confecção do Laudo Técnico sobre as possíveis causas do incêndio, totalizando 09 (nove) bombeiros militares nesta operação. 


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos e Vídeos: Tc Jean Benício

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

1º Batalhão participa da abertura da Semana do Trânsito

   Na manhã deste sexta (18), no Detran-PB, em mangabeira VII, ocorreu a abertura da Semana de Trânsito, onde foi realizado um simulado de acidente de veículo com vítima presa nas ferragens e vazamento de combustível com possibilidade de ocorrer princípio de incêndio.


   Este simulado foi organizado pelo Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar (BAPH), e teve o apoio do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), através da atuação da guarnição de combate a incêndio chefiada pelo Sgt Silva Morais, com os combatentes: Sgt Walter Valentim, Sgt Gabriel Sérgio, Cb Jaílson Mascena e o  Sd Victor Mature.


   O intuito do simulado foi o de evidenciar a população, dos riscos que o condutor corre, quando se envolve em um acidente de trânsito, além de demonstrar ao público presente como se desenvolve o trabalho dos bombeiros militares neste tipo de ocorrência, com a presença de viaturas de resgate e de combate a incêndio.


   Vários espectadores assistiram ao simulados, em sua grande maioria crianças de várias escolas do ensino fundamental.


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos e Vídeo: Ten C. Silva    

terça-feira, 15 de setembro de 2015

1º BBM palestra para integrantes do Projeto de Capoeira - Visão de Vida

   Durante o período diurno deste domingo (13), no Bairro do Rangel, o 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM) ministrou palestra sobre Combate à princípios de incêndio e primeiros socorros para os integrantes do Projeto de Capoeira - Visão de Vida.



  De acordo o instrutor da palestra, Ten Henrique Oliveira, "cerca de 20 (vinte) participantes estiveram presentes, e tiveram a oportunidade de aprender a combater princípios de incêndios utilizando aparelhos extintores, e ter conhecimento de primeiros socorros, focado em obstrução de vias aéreas (engasgo), queimaduras e ressuscitação cardio-pulmonar, no período de 04 (quatro) horas de instrução".



  Ainda de acordo com o palestrante, esta é mais uma parceria do 1º BBM com um Orgão Não-Governamental, o Projeto de Capoeira - Visão de Vida. Parceria esta, que visa disseminar os conhecimentos necessários para a população de paraibana de como se prevenir contra um incêndio, além de dar orientações de primeiros socorros.
    

Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: Sr. Feliciano - Gerente Executivo do Projeto Visão de Vida

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Guarnição do 1º Batalhão combate incêndio no Manaíra Shopping

   Na manhã deste domingo (13), por volta das 05h00min, ocorreu um incêndio no depósito da Loja Jurandir Pires, no Manaíra Shopping.
   Foram acionadas três viaturas de combate a incêndio do 1º Batalhão Bombeiro Militar (ABT-16, ABT-21 a ABT-27) que, junto com suas guarnições,  combateram as chamas por cerca de 04 (quatro) horas. Além das guarnições de combatentes do fogo, também estavam no local do sinistro, ambulância de resgate e viatura de busca e salvamento, os quais foram de grande ajuda para o sucesso da operação.



  Segundo o Comandante de Socorro da Unidade, Ten Alisson Dutra, que estava no local gerenciando o setor operacional da ocorrência, "para acessar o depósito da Jurandir Pires, que era de onde estava saindo muita fumaça, tivemos que realizar uma entrada forçada. Quando entramos no estabelecimento, encontramos de imediato o foco do incêndio e começamos a combatê-lo. Devido a alta temperatura registrada no depósito, e da grande quantidade de material combustível disponível para a propagação do fogo, foi feito um revesamento entre as guarnições de combate a incêndio, para evitar o cansaço extremo dos bombeiros militares durante o combate as chamas. Utilizando as técnicas e táticas corretas, conseguimos apagar o incêndio e salvar o restante do patrimônio da Loja, que se encontrava no depósito", relatou o Comandante de Socorro.
   Felizmente não houve vítimas no local, apenas danos materiais. Foram empregados nesta operação cerca de 25 bombeiros militares.


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: Ten Gabriel
  

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE SETEMBRO !!!




Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa.

Guarnições do 1º BBM combatem incêndio em granja no bairro do José Américo

   Um incêndio de média proporção iniciou-se numa propriedade privada, no bairro do José Américo, na noite desta quinta-feira (11), por voltas das 18h30min.
   A propriedade era uma granja, e possuía um grande estoque de pneus. Foi por ali que o fogo iniciou, e logo tomou proporções significantes. Como o amontoado de pneus em chamas se localizava próximo a casa do proprietário da granja, o incêndio alastrou-se para a parte de fora da casa, atingindo o telhado.

 
  Foram acionadas 03 (três) viaturas de combate a incêndio do 1º Batalhão Bombeiro Militar, as Auto-bombas tanques (ABT 21 e ABT 27) e a Auto Busca Salvamento Leve (ABSL-04). "As guarnições chegaram no local do sinistro em tempo hábil, conseguindo impedir que o incêndio se propagasse para o interior da casa, confinando-o na área dos pneus e posteriormente extinguindo o fogo por completo", informou o Comandante de Socorro da Unidade, Ten Cícero Silva, que também estava no local da ocorrência, gerenciando a operação.

 
   O Combate ao incêndio realizado pelas guarnições durou cerca de 1 hora e 40 minutos, tendo em vista que este tipo específico de incêndio (em pneus) demanda tempo para ser debelado por completo.
    Nesta operação, foram empregados 16 (dezesseis) bombeiros militares. Não houve vítimas. 


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: TC Jean Benício 

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

1º BBM participa do desfile de 07 de Setembro, na Capital Paraibana.

   Na manhã desta segunda-feira (07), na Avenida Beira Rio, em João Pessoa, o efetivo do 1º Batalhão Bombeiro Militar (1º BBM), participou do Desfile cívico-militar do Dia da Independência.



   Participaram um total de  25 (vinte e cinco) militares do 1º BBM, os quais formaram o pelotão de combate a incêndio e dos condutores das Viaturas especializadas no combate as chamas, as Auto Bombas Tanques e a Auto Plataforma Aérea.


Relações Públicas do 1ºBBM - João Pessoa
Fotos:BM-5/CBMPB