segunda-feira, 30 de março de 2015

Viatura de Combate à incêndio do 1º BBM age preventivamente, em colisão de veículos em Alhandra-PB.

     Na noite deste domingo (29), nas mediações do trevo da cidade de Alhandra-PB, próximo a BR- 101, ocorreu uma colisão entre uma carro e um ônibus. O Auto Bomba Tanque (ABT-16), viatura de combate à incêndio do 1º Batalhão de Bombeiro Militar foi chamada para atuar na prevenção, caso ocorresse algum princípio de incêndio em um dos veículos colididos.




    Houve um óbito no local, cujo a vítima era o condutor do veículo de passeio (carro). Os bombeiros do Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar e do Batalhão de Busca e Salvamento trabalharam por cerca de 01 (uma) hora para retirará-la das ferragens.




Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: TC Jean Benício

Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba visita o 1º BBM.



  Na manhã desta segunda-feira (30), o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, o Cel Jair Carneiro, visitou o 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM), localizado no Bairro de Mangabeira VII, e conversou com o efetivo do Batalhão sobre as novidades que estão por vir.



  Acompanhado do Diretor de Pessoal, o TC Silva Santos, do Diretor de Finanças, o Maj Donelson, do Diretor de Apoio Logístico, o Maj Paiva Neto, e do Comandante do 1º BBM, o TC Jean Benício, o Comandante Geral fez a revista nas dependências do 1º BBM, observou as melhorias e anotou as necessidades que o Batalhão possui. 


   Após a realização da revista, o Cel Jair Carneiro, conversou com o efetivo do 1º Batalhão de Bombeiro Militar sobre as novidades referentes a combate à incêndio. Segundo o Comandante Geral, o 1º BBM já possui terreno para ampliar suas instalações, possibilitando a criação de uma área de treinamento para os bombeiros militares, nova garagem para comportar mais viaturas, além de um novo setor administrativo. Essas ações irão melhorar exponencialmente os serviços prestados à sociedade no tocante a prevenção e combate à incêndio. Além disso, está previsto para o mês de maio do corrente ano, a chegada de novas viaturas especializadas em combate à incêndio, e equipamentos de proteção à incêndio para as guarnições do 1º BBM, afirmou o Comandante Geral.


    Além do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, também falaram ao efetivo do Batalhão, o Diretor de Pessoal, o Diretor de Finanças e o Diretor de Apoio Logístico.




Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: B5/1º BBM

terça-feira, 24 de março de 2015

1º Batalhão de Bombeiro Militar realiza instrução no Curso de Segurança de Autoridades

   De 15 a 27 do corrente mês, o 1º Batalhão de Bombeiro Militar (1º BBM) está realizando instruções de Segurança Física de Instalações, no Curso de Segurança de Autoridades, ora promovido pela Casa Militar de Governo da Paraíba à servidores públicos que trabalham na segurança de dignatários.



      O TC Jean Benício, Comandante do 1º BBM, realizou o Curso de Segurança de Autoridades no ano de 2010, pelo Exército Brasileiro. Neste ano, o mesmo foi convidado a ser instrutor da disciplina de Segurança Física de Instalações do referido Curso, a qual tem  duração de 4 horas ao longo das duas semanas. 
      Segundo o instrutor, ao final desta semana, cerca de 40 (quarenta) servidores públicos militares e civis estarão capacitados para prestarem seus serviços com eficiência para as maiores autoridades do Estado da Paraíba.


Relações Públicas do 1° BBM - João Pessoa
Fotos: B5/1º BBM

segunda-feira, 23 de março de 2015

1º Batalhão de Bombeiro Militar realiza Formatura Geral de março/2015

      Na manhã da última sexta-feira (21), o 1º Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba (1º BBM) realizou Formatura Geral para seu efetivo. 


      Neste encontro, o Comando do 1º BBM demonstrou o que já foi feito em 02 (dois) meses de sua gestão, quais as metas a serem alcançadas para este ano, e ouviu os militares que compõe o 1º BBM, onde os mesmos puderam expor suas críticas e dar sugestões na administração do Batalhão. Tudo o que foi discutido na presente formatura visou a melhoria dos serviços prestados a população paraibana.



      Segundo o Comandante do 1º Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba, TC BM Jean Benício, "a realização de tais encontros é de suma importância para o bom andamento das atividades do Batalhão, pois assim podemos identificar e solucionar nossas falhas e aprimorar nossos acertos, além de manter o 1º BBM mais coeso." frisou o Comandante.



Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: B5/1º BBM 

quarta-feira, 18 de março de 2015

Guarnição de combate à incêndio é acionada para apagar incêndio em Pneus, na Avenida Epitácio Pessoa.

   Na manhã desta quarta-feira (18), o 1º Batalhão de Bombeiro Militar recebeu uma ocorrência de incêndio em pneus, na Avenida Epitácio Pessoa. Tratava-se de um protesto do MST (movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).



   A viatura de combate à incêndio do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, a Auto Bomba Tanque (ABT-16), foi acionada, por voltas das 11h15min, para atender a um incêndio em pneus numa das vias da Avenida Epítácio Pessoa. Naquele local o MST (Movimento Trabalhadores Rurais Sem Terra) estavam realizando um protesto, quando atearam fogo nos pneus, interrompendo assim o fluxo de veículos na Avenida.
  Segundo o Comandante de Socorro da Unidade do 1° BBM, o 1º ten bm Marcelo Villar, ao chegarem no local, os integrantes do Movimento estavam negociando com o maj pm Jobson, onde foi conseguido que a viatura de combate à incêndio e sua guarnição combatessem ao fogo nos pneus. " Após as negociações, o combate ao fogo foi rápido, em cerca de 05 (cinco) minutos, a guarnição extinguiu todo o incêndio" afirmou o Comandante de Socorro da Unidade.
  Nessa operação, foram envolvidos 10 (dez) bombeiros militares, entre combatentes do fogo e resgatistas. Não houve vítimas no Local. 


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: TEN BM Villar
  

Aniversariantes do Dia!!!

    Neste quarta-feira (18), o CB BM Everton e o SD BM Alecsandro, do 1º Batalhão do Bombeiro Militar, estão completando mais um ano de vida!!



   O CB BM Everton trabalha no 1º Batalhão de Bombeiro Militar a praticamente 04 (quatro) anos, e atualmente está no setor de manutenção das viaturas do 1º BBM, além de ser um dos motoristas do Batalhão. O SD BM Alecsandro foi incluso no Corpo de Bombeiros em 2011, e está trabalhando no 1º BBM há 01 (um) ano e 04 (quatro) meses, como combatente do fogo na Auto Bomba Tanque (ABT-16). Atualmente, o SD BM Alecsandro se encontra cursando o CMAUT/2015 (Curso de Mergulhador Autônomo).

   
    Ainda nesta quarta (18), foi comemorado pelo pessoal do expediente do 1º BBM, com um almoço no Restaurante Toca do Bode, o dia dos aniversariantes! o SD BM Alecsandro não pode se fazer presente por está em curso (CMAUT/2015). 
   O Comando do 1º Batalhão de Bombeiro Militar juntamente com toda a sua tropa, deseja a estes valorosos combatente do fogo, um FELIZ ANIVERSÁRIO, com muita paz, felicidade e alegria junto a suas famílias!!!!!!!


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: TC Jean e B5/1ºBBM

segunda-feira, 16 de março de 2015

ANIVERSARIANTE DO DIA!!!!!!!



Neste segunda-feira (16), o 3º sgt Torres, do 1º Batalhão do Bombeiro Militar esta aniversariando!!
O sgt Francinaldo Torres, está no 1º Batalhão de Bombeiros Militar a cerca de 06 (seis) anos, trabalhando em diversas funções dentro do batalhão! 
O Comando do 1º Batalhão de Bombeiro Militar juntamente com toda a sua tropa, deseja a este valoroso combatente do fogo, um FELIZ ANIVERSÁRIO, com muita paz, felicidade e alegria!!!!!!!


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: B5/1º BBM

quarta-feira, 11 de março de 2015

1º Batalhão de Bombeiro Militar atende a ocorrência de incêndio em empresa de água mineral

     Na madrugada desta terça-feia (11), por volta das 00h10min, a guarnição de combate à incêndio do 1º Batalhão de Bombeiro Militar, atendeu a uma ocorrência de incêndio em estabelecimento comercial (Água Mineral Spa), localizada nas proximidades da BR-230, Santa Rita-PB.



   A guarnição do ABT-16, chefiada pelo SGT BM Sidrenys Alves, combateu à um incêndio de média proporção, o qual atingiu o setor administrativo da empresa privada Água Mineral Spa, onde vários documentos e materiais de expediente da empresa foram dizimados pelas chamas. Foram necessários aproximadamente 1.000 (um mil) litros de água e 02 (duas) horas de combate ao incêndio, para que as chamas fossem completamente extintas. Segundo o Chefe da Guarnição, ao chegarem no local, perceberem que a porta principal da empresa havia sido arrombada. Não Houve vítimas no local, apenas danos materiais.



    Nessa operação foram empregados 07 (sete) bombeiros militares do 1º BBM, além do Oficial da Diretoria de Atividades Técnicas, responsável pelo início dos procedimentos da perícia técnica no local.


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: SGT BM Sidrenys

terça-feira, 10 de março de 2015

1º Batalhão de Bombeiro Militar realiza instruções de combate a incêndio veicular.

  Na manhã desta terça-feira (10), o 1º Batalhão de Bombeiro Militar, através de sua Seção de Ensino e Instrução, deu início as instruções de combate à incêndio veicular para as guarnições do Batalhão, as quais serão realizadas durante toda a semana.




   Ministradas pelo CB BM Marcos França, Bombeiro Militar pertencente ao 1º BBM desde 2012 e referência do Batalhão, no tocante a combate à incêndios, as instruções tem como principal objetivo, o de aprimorar e padronizar as operações a serem realizadas pelas guarnições diante de um incêndio em veículo automobilístico, além de atualizar as mesmas sobre novas técnicas de abordagem e combate à esse tipo de incêndio.



   A carga horária das instruções é de 5 horas/semanais. Ao final da semana, estima-se que um total de 64 (sessenta e quatro) combatentes do fogo do 1º Batalhão de Bombeiro Militar tenham participado das instruções.



Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: B5/1º BBM


sexta-feira, 6 de março de 2015

1º Batalhão de Bombeiro Militar faz parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, e melhora as condições de trabalho da tropa.




     Nesta última quinta-feira (05), o 1º Batalhão de Bombeiro Militar, através de parceria firmada com o Centro de Zoonose da Prefeitura Municipal de João Pessoa, realizou uma dedetização geral em suas dependências.



    Foram dedetizados os alojamentos da guarnição de combate à incêndio, da permanência, do Comandante de Socorro do 1º BBM e da guarnição de resgate, que faz ponto base neste Batalhão, além do almoxarifado.
    Atendendo a esta solicitação, a qual teve origem da própria tropa do Batalhão, o Comando do 1º BBM demonstra que sua prioridade é o bem-estar dos combatentes e a busca por melhores condições de trabalho, o que irá refletir num melhor serviço prestado à sociedade paraibana.


Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: B5/1º BBM  


quinta-feira, 5 de março de 2015

Bombeira Militar do 1º BBM, é pioneira em sua área de atuação no Estado da Paraíba

Aproveitando a semana que precede o dia da mulher (próximo dia 08), o 1º Batalhão de Bombeiro Militar, localizado no Bairro de Mangabeira - João Pessoa, tem o orgulho de prestigiar a  SD BM Allyen Duarte: mulher, mãe e bombeira!





Lotada no 1º Batalhão de Bombeiro Militar, a SD BM Allyen Duarte, possui 6 (anos) anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, há 01 (um) ano  e 04 (quatro) meses é motorista operacional da Corporação, e há 10 (dez) meses é condutora da Autoplataforma Aérea (APA-01) do 1º BBM. Vale ressaltar, que a SD BM Allyen é a única bombeira militar mulher que opera esse tipo de viatura de alta tecnologia em todo o estado da Paraíba, e uma das poucas que conduzem e operam a mesma em todo o Brasil.



Segundo palavras do Comandante do Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba, TC BM Jean Benício, "O Batalhão tem profundo orgulho em ter nas suas fileiras a SD BM Allyen Duarte, tendo em vista, a sua alta capacitação e competência no serviço bombeiro militar, que é prestado à sociedade". 

 




Relações Públicas do 1º BBM
Fotos: SD BM Jancleiton

quarta-feira, 4 de março de 2015

Autoplataforma Aérea aos cuidados do 1º Batalhão de Bombeiros Militar




   O 1º Batalhão de Bombeiros Militar, localizado no bairro de Mangabeira - João Pessoa, na manhã desta terça-feira (4), adicionou ao seu portfólio de viaturas especializadas em combate à incêndio, a Autoplataforma Aérea (APA-01), viatura de moderna tecnologia usada para combate à incêndio e resgate em locais de difícil acesso. 




  O veículo possui escada elétrica com alcance de 55 metros, podendo atingir um alvo de até 155 com jato de água.



Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: B5/1º BBM

terça-feira, 3 de março de 2015

1º Batalhão de Bombeiros Militar atende a ocorrência de incêndio em veículos automobilísticos no bairro de Mangabeira - João Pessoa.




        Na madrugada desta terça-feira (03), por volta das 01h00min, a guarnição de combate à incêndio do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, a ABSL-07, atendeu a uma ocorrência de incêndio em veículos automobilísticos, no Bairro de Mangabeira VIII, próximo ao Presídio Sílvio Porto.



    Chefiada pelo 3º SGT BM Josélio, a guarnição de combate à incêndio, deparou-se com um incêndio generalizado em 16 (dezesseis) motos que estavam estacionadas na frente de um depósito de material de construção (ConstruSul). Segundo informações do Chefe da Guarnição, as motos pertenciam aos apenados do Presídio Sílvio Porto, e ficavam estacionadas no depósito de material de construção. "Havia além das 16 (dezesseis) motos que foram completamente incendiadas, cerca de mais 32 (trinta e duas) guardadas dentro do Depósito, que não foram atingidas pelo fogo graças a ação rápida e eficiente da guarnição de combate à incêndio que, ao chegar no local, extinguiu o fogo em poucos minutos."



     Esta Operação foi gerenciada pelo Comandante de Socorro do 1º BBM, o TEN BM Severino Santos, onde foram empregados 06 (seis) bombeiros militares do Batalhão. Não houve vítima no local do sinistro. As causas do incêndio ainda são incertas. 



Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: ASP BM Jordan
    


domingo, 1 de março de 2015

Ação preventiva do 1° Batalhão de Bombeiros Militar no Botauto!


     Na tarde deste domingo (01), às 17h00min, esteva previsto o começo do grande clássico de futebol da capital paraibana, Botafogo-PB x Auto-Esporte, o Botauto. Também esteva previsto mais uma ação preventiva do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, através da ação conjunta do 1° Batalhão de bombeiros Militar e o Batalhão de Atendimento Pré-Hospitalar, no Estádio José Américo de Almeida Filho (Almeidão).

   
 Nesta ação foram empregadas duas Viaturas do 1° BBM, o ABT-15 e a AP-21,atuando na prevenção e combate à incêndios, além de uma AR (ambulância) e duas motos-resgate do BAPH. Também estava presente a viatura ACA-02 (Troller), junto com o Supervisor de Operação, o CAP BM Paulo Silva, e o TC BM Jean Benício, Comandante do 1° BBM, que coordenou toda a operação preventiva. Foram empregados 06 (seis) militares do 1º BBM no evento, o qual transcorreu sem nenhum incidente.




Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: TC Jean Benício 

Guarnição do 1º Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba combate incêndio em depósito de material reciclável


     Na manhã deste Domingo (01), por volta das 12hr00min, a guarnição de combate à incêndio do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, a ABT-16, foi acionada pelo CIOP para atender à uma ocorrência de incêndio em Depósito de Material reciclável, no Bairro Monsenhor Magno - João Pessoa.


   Chefiada pelo 3º SGT BM Odon, a guarnição da ABT-16 combateu a um incêndio em material reciclável em depósito de propriedade particular. No depósito, haviam recipientes plásticos de todo o tipo, papelão em grande quantidade, além de madeira. Parte desse material estava em chamas. 




    Além da guarnição também estava no local a Comandante de Socorro da Unidade do 1º BBM, a ASP BM Thaís Nazário, que gerenciou toda a operação. "Não sabemos ao certo,  quais as causas que provocaram este incêndio, mas a equipe de combate a incêndio trabalhou arduamente, evitando que o fogo se propagasse para os demais materiais do depósito e debelando o incêndio, apesar do material combustível ser bastante inflamável, tornando o fogo difícil de se extinguir", afirma a Aspirante. Segundo informação do Chefe da Guarnição da ABT-16, o combate durou cerca de 1 hora e 30 minutos para que as chamas fossem completamente extintas. 
    Cerca de 07 (sete) bombeiros militares participaram da operação. Não houve vítimas no local.   



Relações Públicas do 1º BBM - João Pessoa
Fotos: SD BM Victor Hugo