quinta-feira, 29 de maio de 2014

FORMATURA GERAL DO 1ºBBM

               Será realizada no dia 30 de maio (sexta-feira) a formatura geral do 1ºBBM, no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba - ESPEP. A formatura terá início às 08h00 e terá as seguintes pautas: entrega dos certificados de Bombeiro Militar Destaque dos meses de janeiro a abril; apresentação dos planos para a Copa do Mundo e para o São João 2014; além de assuntos administrativos e operacionais referentes à Unidade.

PROJETO LABAREDAS - COMBATE A INCÊNDIOS CLASSE B

Iniciou-se no dia 27 de maio (terça-feira), o 3º módulo de instrução do Projeto Labaredas abordando o tema Combate a Incêndios em Fluídos (líquidos e gases) Inflamáveis. Os objetivos deste ciclo de instruções são: discutir os principais riscos neste tipo de operação de combate a incêndios; apresentar as principais características dos principais combustíveis (gasolina, óleo diesel, GLP, GNV, álcool); e apresentar técnicas e táticas para extinção de incêndios, visando capacitar os Bombeiros Militares para atuarem de forma eficiente e segura em emergências que envolvam fluídos inflamáveis.
As instruções se desenvolverão em quatro turmas, nos dias 27 e 29 de maio e 03 e 05 de junho. As aulas teóricas estão sendo ministradas, durante a manhã, na Escola de Serviço Público do Estado Paraíba – ESPEP, em Mangabeira VII. No período vespertino serão feitas visitas técnicas à empresa Brasil Gás, em Cabedelo, no intuito de conhecer as instalações e o processo de armazenamento do gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha).


sexta-feira, 9 de maio de 2014

1º BBM divulgou nessa sexta-feira o balanço das ocorrências atendidas na unidade no mês de abril

Nessa sexta-feira, a seção de estatística do 1º Batalhão de Bombeiro Militar divulgou o balanço das ocorrências atendidas pela Unidade no mês abril. 



Durante esse período de 01 a 30 de abril do corrente ano, foram registradas 134 ocorrências na grande João Pessoa, destacando-se do total os 28 Incêndios em Vegetação, 14 Incêndios em residências, 18 Escapamentos de Gás e 5 Incêndios em estabelecimentos Comerciais.



Deste modo, foram reduzidas em 24,2% em relação ao número de ocorrências registradas no mesmo período no ano de 2013, dando-se uma atenção especial ao número de ocorrências de Escapamento de Gases Inflamáveis, que reduziu de 28 para 18, ou seja, uma diminuição de 35% do quantitativo deste tipo de ocorrência, dado esse que pode ser relacionado ao aumento do número de campanhas preventivas realizadas último semestre pela unidade, conscientizando a população acerca dos cuidados ao manusear os botijões de gás em suas residências, bem como a importância de manter os equipamentos em bom estado de uso, com especificação adequada e dentro do prazo de validade