segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Bombeiros agem em princípio de incêndio no bairro dos Bancários

Nesse domingo(26), a guarnição de combate a incêndio do 1ºBBM foi acionada para atender uma ocorrência de princípio de incêndio no bairro dos bancários, nesta capital. Chegando ao local, foi constatado um vazamento no botijão de gás de cozinha, o qual fez com que uma máquina de fazer pipoca fosse atingida pelas chamas. Graças ao pronto emprego dos Bombeiros Militares não houve maiores danos e o fogo rapidamente foi controlado.



terça-feira, 21 de janeiro de 2014

1ºBBM Realiza Simulado em Santa Rita

Nesta terça-feira (20), os Bombeiros Militares do 1º Batalhão de Bombeiro Militar realizaram uma simulação de combate a incêndio na Praça do Chafariz, no bairro de Tibirí II em Santa Rita. O simulado fez parte da solenidade de assinatura da ordem de serviço da construção do Hospital Metropolitano de Santa Rita, realizada pelo Governador Ricardo Coutinho. 


Na ocasião, a guarnição do 1ºBBM comandada pelo Sargento Josélio Leite e Supervisionada pelo Aspirante Leonardo Guimarães, simulou um vazamento em um botijão de GLP de 13 kg (Gás de cozinha), e realizou o procedimento operacional padrão de aproximação, contenção do gás e extinção da chama, sendo aclamada pela população após o fim da operação.





quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Militares do 1º BBM são promovidos

O Comando do 1ºBBM parabeniza a todos os militares promovidos nesta semana, e em especial aos oito lotados nesta unidade. Que tal ascensão profissional os motive para que continue prestando serviços de qualidade na instituição, os quais credenciaram todos a tal promoção. 






terça-feira, 14 de janeiro de 2014

1º BBM orienta prevenção em Incêndio florestal

Os incêndios florestais se desenvolvem, sobretudo, nas seguintes condições climáticas: seca prolongada, baixa umidade do ar e aumento da temperatura nas florestas.  
         Torres et al. (2009), relatam em seu artigo na Revista Brasileira de Meteorologia que “os incêndios em vegetação geram diversos prejuízos econômicos, paisagísticos e ecológicos. Entretanto, para se estabelecer uma política adequada de prevenção e controle, é necessário conhecer as estatísticas referentes a eles.”



                               

Baseado em dados estatísticos da 3º seção do 1º Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba, apenas durante o período que compreende os meses de janeiro a abril do ano de 2013, o número de ocorrências registradas na região metropolitana da capital chegou a 355 nessa área, aproximadamente 42% das ocorrências atendidas. Tais evidências justificaram o treinamento realizado pelo 1º BBM no período entre 20 de dezembro de 2013 a 02 de janeiro de 2014, capacitando todo o efetivo da unidade.

                           
                                   
O incêndio pode acontecer de diversas formas e devem ser principalmente evitados. Observe a seguir algumas principais causas:


  • Garrafas de vidro jogadas nas áreas de florestas e beiras de estradas, que funcionam como lente de aumento para os raios solares, gerando calor.
  • Queimadas nas práticas agrícolas, sem controle da direção e da propagação das chamas.
  • Colocar fogo de forma criminosa, uma das maneiras mais frequentes de destruição da flora e da fauna.
  • Fogueiras que soltam faíscas que são levadas pelo vento.
  • Soltura de balões, um crime ambiental pela lei 4.471, art. 26 do Código Florestal.
  • Queima de lixo de qualquer gênero, sem precauções. 


Mais informações, clique AQUI


Previna-se.

Ligue 193

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

1º Batalhão realiza formatura geral em sua sede


Nesta sexta-feira (03), foi realizada a primeira formatura geral do 1º Batalhão de Bombeiro Militar. Estavam presentes na solenidade todos os militares lotados na sede do 1ºBBM em mangabeira VII, e a formatura foi comandada pelo Tenente-Coronel José Jobson Ferreira, comandante da unidade.



Após a realização do cerimonial inicial, os militares assistiram ao vídeo de apresentação das atividades realizadas pelo Batalhão durante o ano de 2013. Em seguida, os militares receberam o certificado de participação na instrução de nivelamento em Combate a Incêndio em Vegetação, realizada durante o mês de dezembro na unidade.





Por fim, os oficiais da unidade falaram acerca das atribuições de suas pastas e suas perspectivas acerca das atividades a serem realizadas pelo 1º BBM no ano de 2014, finalizando com a palavra do Comandante da unidade, o qual também convidou todos os presentes para participarem de um café da manhã que foi servido no pátio do batalhão.
  




Fogoo!!

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

1ºBBM Conclui módulo de Incêndio em Vegetação

 
Nesta quinta-feira(02), foi concluído o módulo de instrução em combate a incêndio em vegetação. Com isso os militares do 1º Batalhão receberam instrução de como atender melhor ocorrências nesta área operacional, bem como orientação acerca da segurança da guarnição que lida diariamente com essas situações.
 

Vale ressaltar que por parte do Comando da Unidade o objetivo foi atingido, e esse ciclo de instruções servirá de subsídio para a realização de outras atividades de aperfeiçoamento e capacitação do efetivo do batalhão.