terça-feira, 26 de março de 2013

Formatura e Culto Ecumênico na 1°CRBM/1°BBM - Cabedelo


Como encerramento das atividades comemorativas da semana de aniversário da companhia, no dia 21 deste mês, foi realizada uma formatura e um culto ecumênico na na unidade militar. Na solenidade estavam presentes o Excelentíssimo Senhor Comandante Geral da nossa corporação, o Coronel Jair Carneiro de Barros, o Capitão Aragão, na ocasião representando o Major Erik, Comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, Vereador Eudes representando o poder legislativo, a Srª Rejane Viana Chefe de gabinete do prefeito de Cabedelo, representando o prefeito Sr. José Maria de lucena Filho, o Pastor Ataíde responsável pelo culto, o Sr. Milton gerente executivo da TECAB, o Sr. Felipe supervisor da Brasilgás.



Na sexta dia 22, foi realizado jogo de futebol entre os militares da 1º CRBM e os moradores da cidade tendo como vencedor a 1º CRBM, com o placar de 4x1.





Semana de Aniversário da 1°CRBM/1°BBM - Cabedelo

Durante toda semana(18 a 22 de abril) foram realizadas diversas atividades alusivas a comemoração do aniversário da 1° CRBM/1°BBM, em Cabedelo. Dentro das ações realizadas estavam incluídas palestras em escolas da cidade sobre primeiros socorros, combate a incêndio, uso de extintor, queimaduras e outros temas relacionados a prevenção de acidentes.
.

Além disso, foi montado um stand no centro da cidade com os diversos equipamentos usados pela nossa corporação, contando também com uma viatura operacional no local.









quarta-feira, 20 de março de 2013

Incêndio em Vegetação - Conjunto da ASPOM

Nesta quarta-feira (20), o 1º Batalhão de Bombeiro de Militar atendeu uma solicitação para extinguir um incêndio em vegetação na mata próximo ao Conjunto da ASPOM. Na ocasião o sinistro foi controlado com êxito pela guarnição da ABSL-07 ( Auto Busca e Salvamento Leve), comandada pelo Subtenente José Alberto.


O fato que  merece destaque, é que muitas das ocorrências atendidas pelo 1ºBBM referente à Incêndio em Vegetação, total de 52 até o presente momento apenas no mês de março, são derivadas da ação dos próprios moradores, ou seja,  em alguns casos os próprios moradores da área ateiam fogo em lixo ou na própria mata e perdem o controle da situação, o que gera transtorno tanto para os  outros moradores, com fumaça e mal cheiro, quanto para o serviço operacional, visto que ocupa uma guarnição operacional de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros com uma ação que poderia ser evitada, sabendo-se que outras ocorrências mais graves estão sujeitas a acontecer no mesmo instante, e que, dependendo da situação, pode ser encarada como crime ambiental.

terça-feira, 19 de março de 2013

Palestra Gráfica Santa Marta - SIPAT

Nesta segunda-feira (18), o 1º Batalhão de Bombeiro Militar realizou duas Palestras na Gráfica Santa Marta, uma a tarde e uma no período noturno, sendo esta uma das atividades referente a SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, da referida empresa. 




O tema das palestras, realizadas pelo Aspirante Pablo Honorato e o Sargento Rodrigo Queiroz, foi Risco de Acidentes Domésticos e abordou várias situações pertinentes à rotina diária dos trabalhadores bem como de  seus familiares, falando desce as principais ocorrências até o modo de como prevenir ou minimizar alguns destes transtornos.

Palestra sobre Extintores - E.E.E.M. Profº Francisca Cunha



Na manhã desta terça-feira (19), dois militares do 1º Batalhão, 2º Tenente Hugo Bezerra e o Aspirante Pablo Honorato, proferiram instrução acerca do uso de extintores na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Francisca A. Cunha, situada no bairro dos Bancários.



Durante as atividades, os alunos, professores e funcionários receberam informações acerca do uso correto de extintores portáteis, bem como as situações que exigem o emprego deste equipamento. Além disso, no final da atividade, os participantes tiveram a oportunidade de manusear um Extintor de PQS em uma simulação de princípio de incêndio.


terça-feira, 12 de março de 2013

Treinamento Funcional na 1°CRBM/1°BBM - Cabedelo


Na manhã desta segunda-feira(11mar13), Foi realizado na 1º CRBM/1ºBBM, em Cabedelo, o primeiro treinamento funcional orientado. Esse treinamento, orientada pelo SD Gabriel do DEFID/QCG, aconteceu nas proximidades da companhia e consiste em uma atividade física programada, a fim de melhorar tanto a coordenação motora dos militares como também a parte aeróbica. A proposta do Comando é a manutenção desta sistematização da atividade física na unidade, visando assim capacitar ainda mais seus militares para o desempenhos de suas funções.




Incêndio no mercado público - Valentina

Na madrugada deste domingo(10mar13), a guarnição de combate a incêndio, comandada pelo Sargento Josélio, foi acionada para atender uma ocorrência de incêndio no mercado público do valentina. Ao chegar ao local, os militares identificaram que o foco do sinistro provinha da região do caixa eletrônico e iniciaram o combate. Ao ser controlada a situação de incêndio, foi verificado que além do fogo, o caixa eletrônico teria sido violado por assaltantes. Após a extinção sinistro, a ocorrência foi gerenciada pelo CPU do 5º BPM, o 2º Tenente Glauber.


quarta-feira, 6 de março de 2013

Incêndio em Estabelecimento Comercial - Varadouro

Na madrugada do dia 06 de março do corrente ano, quarta-feira, duas viaturas do 1º Batalhão (ABT-17 e ABSL-07) foram acionadas para atender uma ocorrência de incêndio em um galpão do Sistema Correio de Comunicação. Segundo o chefe da guarnição da ABSL-07, Sargento Diosmar Lucena, o local estava fechado quando os militares chegaram, sendo necessária a entrada forçada. Ao adentrar no ambiente, foi encontrado um carro em chamas e cerca de 80 bobinas de papel próximas ao foco do incêndio, e algumas delas ainda foram atingidas pelo fogo. Acompanhados pela Comandante de Socorro da Unidade, Aspirante Rita de Cássia, os militares controlaram o incêndio e realizaram o devido resfriamento e isolamento do material.



terça-feira, 5 de março de 2013

Escapamento de GLP - Cabo Branco

Nesta segunda-feira à noite, dia 05 de março, a guarnição do 1º Batalhão de Bombeiro Militar acompanhada do Comandante de Socorro da Unidade, Aspirante Pablo Honorato, atenderam  uma ocorrência de Escapamento de GLP em um restaurante no bairro do Cabo Branco, nesta capital. Ao chegar ao local, foi detectado que uma das mangueiras da instalação não suportou a pressão oferecida e rompeu-se. O procedimento adotado foi o isolamento do local, fechamento do registro de alta pressão e orientações aos proprietários. Além disso, a empresa responsável pela instalação e manutenção do sistema de gás do restaurante foi contactada e enviou um técnico para o local.




segunda-feira, 4 de março de 2013

Ação Social - Um dia de Bombeiro Militar



Neste domingo dia 03 de março, no período da manhã, membros da Igreja Evangélica Congregacional de Mangabeira participaram de uma série de orientações e instruções no 1º Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Mangabeira, nesta capital. Durante as atividade foram demonstradas algumas situações pertinentes a rotina diária dos militares da corporação, além de simular situações reais e repassar conhecimentos acerca da profissão Bombeiro Militar. As atividades foram coordenadas pelo Comandante de Socorro da Unidade o 2º Tenente Severino do Ramo dos Santos, e contaram com o auxílio das guarnições da viatura Auto-Resgate 11 (AR-11) e Auto Bomba Tanque 17 (ABT-17).