quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Incêndio em residência - Mandacaru

 Na noite deste sábado(26dejan13), a guarnição da viatura Auto Bomba Tanque - 17, comandada pelo Subtenente José Alberto, foi acionada para atender uma ocorrência no bairro de mandacaru. A origem da chamada foi um incêndio em uma residência, a qual ficava acima de uma oficina de motocicleta. De acordo com testemunhas do local, tratava-se de um incêndio criminoso, devido a uma tentativa de homicídio contra o residente. Como o mesmo não foi encontrado, os meliantes teriam incendiado o local. 



Após o chamado, a guarnição chegou rapidamente ao local e conseguiu extinguir as chamas sem que se propagassem para as residencias adjacentes. Além dos militares do 1º Batalhão e do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, estiveram presentes também a Polícia Militar e a Energisa, oferecendo suporte para a resolução do problema.


sábado, 26 de janeiro de 2013

Incêndio em Carreta - BR 101 Pitanga de Estrada


Nesta sexta-feira(25jan13), a guarnição da Auto Bomba Tanque- 17 (ABT-17), comandada pelo Cabo André de Vasconcelos, foi acionada para atender uma ocorrência de incêndio em uma Carreta SCANIA, modelo 380, carregada de papelão. O destino foi a BR-101, nas imediações de Pitanga de Estrada.





As primeiras informações eram que o fogo tinha iniciado na carroceria e atingido a carga, porém, ao chegar no local, a guarnição ainda conseguiu evitar a propagação para a mesma, que segundo o proprietário era de grande valor. 



O fogo ainda se alastrou para a vegetação adjacente, mas logo foi controlado pelos militares. Segundo dados iniciais colhidos no local, a provável origem do sinistro foi  um superaquecimento do motor. 


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Militares do 1º BBM participam de treinamento de combate à incêndio

Nesta quarta-feira(23jan13), por volta das 21 horas, militares do 1º Batalhão de Bombeiro Militar participaram de um treinamento operacional de combate à incêndio no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. A atividade foi comandada pela 2º Tenente Hedwig Tayse, CSU-1, e pelo 2º Tenente Inácio Neto,  oficial de dia. Foram queimados cerca de 80 litros de combustíveis apreendidos pela corporação. Participaram também do treinamento o Subtenente Joselito e a guarnição do ABT-16. 




O Major Nazareno Oliveira, comandante do 1º BBM, ressaltou a necessidade de um treinamento constante, visando aperfeiçoar a excelência nos serviços prestados de Combate á Incêndio pela nossa corporação, baseados nas particularidades na nossa região e nos dados estatísticos armazenados. 






Clique AQUI e veja as demais fotos deste treinamento.
Salvamento é a missão!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Acidente com Caminhões - BR 101


       Na madruga desta terça-feira(22jan13), nas proximidades do m 12 da BR 101, a viatura ABT-17 foi solicitada para atender uma ocorrência envolvendo dois caminhões, próximo a cidade de Mataraca. 


       Além das viaturas do Corpo de Bombeiros, viaturas do Samu e Polícia Rodoviária Federal também prestaram apoio para resgatar as quatro vítimas, entre elas duas crianças, de 1 e 7 anos. Os dois adultos ficaram presos às ferragens e estão internados em estado regular. Também é regular o estado de saúde das crianças. Todos eles foram socorridos para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Formatura geral 1º BBM - 18 de janeiro

          Nesta sexta-feira, dia 18 de janeiro, houve uma formatura geral no 1º Batalhão de Bombeiro Militar, que contou com a presença do Comandante da unidade, Major Nazareno de Oliveira Morais, e do Subcomandante, Capitão Edson Ferreira de Brito.


          Durante a solenidade, foram apresentados os novos militares da unidade, o Tenente Edson Ferraz, o Aspirante Pablo Honorato e o Soldado Iôgo Teixeira. Além disso, foram homenageados sete militares: Os Sargentos Walter Figueiredo, Valdi Lavor e José de Arimatéia Rodrigues, foram homenageados pelos serviços prestados a corporação. Além deles, O Subtenente José Alberto, os Cabos João Francisco e Ridears do Nascimento e o Soldado Abdias Brandão,   foram eleitos pela tropa como melhor Chefe de guarnição, melhor cabo (empatados), e melhor soldado, respectivamente.




         No seu discurso, tanto o Major Oliveira quanto o Capitão Brito, ressaltaram as particularidades da atuação do batalhão neste fim de ano de 2012, destacando os pontos positivos e negativos. Ainda na sua fala, o Comandante falou acerca das atividades da unidade durante o período de carnaval,  elogiou não só os homenageados, como também toda a tropa, além de repassar novas diretrizes internas para os presentes.




          Ainda fizeram uso da palavra o Sargento Valdi Lavor e os Cabos Marcos Anselmo e João Francisco, ambos, em seu discurso, ressaltando a importância do clima organizacional positivo presente na unidade, além de destacarem a iniciativa do comando em homenagear seus militares, demonstrando orgulho em participar de uma corporação tão bem reconhecida.



          Ao final da solenidade, todos os presentes participaram de um delicioso café da manhã, e para visualizar todas as fotos da solenidade clique AQUI

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Palestra Nordesa - 17 de janeiro

           Nesta quinta-feira (17jan13), por volta das 10 horas da manhã, dois militares do 1°BBM, 2° Tenente Hugo Bezerra e Aspirante Pablo Honorato, realizaram uma palestra  de proteção e combate a incêndio na empresa Nordesa, situada no bairro de Cruz da armas, nesta capital. 




        O objetivo da palestra foi repassar noções básicas de classes de  incêndio, combate e uso de extintores portáteis. O Evento durou cerca de duas horas, e os funcionários que participaram da palestra tiveram uma breve demonstração prática no final, visando aplicar um pouco dos conhecimentos teóricos acumulados da explanação. 











         Tal atividade facilita o trabalho de prevenção do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba no âmbito de sua abrangência, fazendo com o que o conhecimento disseminado ajude a evitar incêndio em grandes proporções.Com isso, podemos entender que pessoas treinadas podem conter princípios de incêndio e evitar que se propaguem e deflagrem um sinistro de grandes proporções.



Formatura na 1° CRBM/1° BBM - 17 de janeiro

       Nesta quinta-feira(17jan13), foi realizada uma solenidade de formatura na 1° Companhia Regional de Bombeiro Militar do 1° Batalhão de Bombeiro Militar, situada na cidade de Cabedelo. Além dos militares desta companhia, estavam presentes o Major Nazareno Oliveira de Morais, Comandante do 1°BBM, o Capitão Hyano Trigueiro de Almeida Barreto, Comandante da 1°CRBM/1°1BBM, e os vereadores Eudes e Lucas.

     
       A solenidade teve como objetivo repassar algumas novas diretrizes acerca da atuação do efetivo, além de estreitar os laços com Governo Municipal, e consequentemente com a população local, visando compreender ainda mais os anseios da comunidade e atuar de maneira ainda mais eficaz tanto na resposta, quanto na prevenção à sinistros na região.


       Foram também homengeados dois militares em relação aos seus serviços prestados: SGT Silva Júnior, eleito pela tropa como melhor chefe de guarnição, e o CB De Assis, eleito como melhor chefe de segunda linha.Ao final da formatura os militares participaram de um Coffee break.


















quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Aniversariante do dia - CB André Santos



Hoje é o aniversário do CB André Santos. Parabéns por esta data tão especial, que Deus te cubra de bençãos e ilumine toda sua trajetória. Desejamos a você muita saúde, paz e sucesso!
São os votos da família 1BBM.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Dicas que Salvam - AFOGAMENTO (08/20)

   Nos períodos de férias, principalmente as de verão, as praias, clubes, balneários e cachoeiras são os divertimentos mais procurados. Por isso, é bom estar atento para alguns cuidados a serem tomados no sentido de se prevenir afogamentos. Assista o vídeo e confira algumas dicas.


     Para evitar acidentes é preciso respeitar as faixas e avisos, além de não entrar em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas. Muito importante também é nunca deixar crianças sozinhas e, se for andar de barco ou qualquer outra embarcação, usar sempre coletes salva-vidas. Além destas, Corpo de Bombeiros dar outras dicas importantes. Veja abaixo:
* Evite nadar sozinho.
* Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água.
* Não se afaste da margem.
* Não salte de locais elevados para dentro da água.
* Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar
devidamente habilitado.
* Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da
ação corpo a corpo.
* Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele.
* Evite brincadeiras de mau gosto como os conhecidos "caldos".
* Evite navegar com carga em excesso.
* Somente conduza embarcações se for habilitado.



sábado, 12 de janeiro de 2013

Operação Fernanda Hellen


     Nesta sexta-feira (11jan), uma verdadeira força tarefa foi montada com cerca de 100 homens do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, para realizar uma "varredura" na mata que fica localizada nas proximidades do acesso oeste, entre os bairros da Ilha do Bispo e Alto do Mateus. A intenção foi achar algum indício da localização da garota Fernanda Hellen.  





     Durante as atividades, os militares foram divididos em frações, comandadas por oficiais do Corpo de Bombeiros, que adentravam na mata buscando vestígios que auxiliassem no processo. Além disso, ainda foram usados vários outros recursos como a Cavalaria, o Canil e auxílio de um bote inflável de salvamento. As buscas ainda não foram encerradas e a tendencia é que ainda mais efetivo seja empregado nesta operação

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Ação Defesa Civil - Comunidade Saturnino de Brito

   Hoje, quarta-feira (09jan), o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba participou de uma ação conjunta coordenada pela Defesa Civil na comunidade Saturnino de Brito. A corporação foi representada pelo 2º Tenente Ferraz e pelo Aspirante Pablo, ambos do 1º BBM. O objetivo principal foi identificar e monitorar a principais áreas de risco do local, buscando promover atitudes que minimizem os riscos de um possível desastre causado pelas prováveis chuvas.


   Além disso, foram também passadas diretrizes para as instituições envolvidas, baseadas na promoção de planos de ação para, tanto minimizar a possibilidade de um sinistro no local, quanto para se preparar para uma possível resposta após um evento adverso.

Novas melhorias no 1º BBM

Nesta terça-feira(08jan), foram iniciadas novas obras de melhorias das instalações do 1º Batalhão de Bombeiro Militar. Tais atividades visam um melhor aproveitamento do espaço disponível na unidade, onde antes funcionava o rancho, trazendo consigo a oportunidade de proporcionar uma área de convivência para os militares do quartel. Além disso, nosso novo espaço servirá também como um local de recepção e acolhimento para quem, por ventura, vier visitar nosso batalhão, incluindo outros militares ou a própria comunidade a quem prestamos nossos serviços.


Agindo dessa forma, o Comando da unidade demonstra preocupação e zelo tanto com a infraestrutura da unidade operacional, quanto com os militares que a compõe, buscando tornar o ambiente de trabalho o mais agradável possível e, consequentemente, potencializando as atividades desenvolvidas. 



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Colisão em Mangabeira


     
      Nesta sexta-feira(04NOV) às 12h20min, a viatura ABT-17, lotada no 1º Batalhão de Bombeiro Militar, foi prestar atendimento a uma ocorrência de colisão entre carro e moto seguida de capotamento do automóvel. Tal sinistro se deu na principal do bairro de mangabeira IV.


Na ocasião a viatura foi solicitada visando prevenir um possível incêndio, bem como realizar medidas de isolamento e segurança, visando a ausência de outro possível acidente,  ou até agravamento do mesmo.
O destaque foi a rápida atuação da guarnição e a dinâmica de trabalho entre o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e o SAMU, que resultou em um trabalho seguro e eficiente.


Para visualizar mais imagens clique AQUI

domingo, 6 de janeiro de 2013

Incêndios Florestais


Segundo o Manual de Combate a Incêndios Florestais de São Paulo, o incêndio florestal pode ser caracterizado como: “Toda destruição total ou parcial da vegetação, em áreas florestais, ocasionada pelo fogo, sem o controle do homem ou qualquer que seja sua origem”.
Os incêndios florestais se desenvolvem, sobretudo, nas seguintes condições climáticas: seca prolongada, baixa umidade do ar e aumento da temperatura nas florestas.  
Torres et al. (2009), relatam em seu artigo na Revista Brasileira de Meteorologia que “os incêndios em vegetação geram diversos prejuízos econômicos, paisagísticos e ecológicos. Entretanto, para se estabelecer uma política adequada de prevenção e controle, é necessário conhecer as estatísticas referentes a eles.”


Baseado em dados estatísticos da 3º seção do 1º Batalhão de Bombeiro Militar da Paraíba, apenas durante o período que compreende os meses de setembro à dezembro do ano de 2012, o número de ocorrências registradas chegou a 144 nessa área.




O incêndio pode acontecer de diversas formas e devem ser principalmente evitados. Observe a seguir algumas principais causas:

ü  Garrafas de vidro jogadas nas áreas de florestas e beiras de estradas, que funcionam como lente de aumento para os raios solares, gerando calor.
ü  Queimadas nas práticas agrícolas, sem controle da direção e da propagação das chamas.
ü  Colocar fogo de forma criminosa, uma das maneiras mais frequentes de destruição da flora e da fauna.
ü  Fogueiras que soltam faíscas que são levadas pelo vento.
ü  Soltura de balões, um crime ambiental pela lei 4.471, art. 26 do Código Florestal.
ü  Queima de lixo de qualquer gênero, sem precauções.

Mais informações acesse o link


Previna-se.
Ligue 193

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Capotamento de Veículo - BR 101


     Por volta das 15h e 30min do desta quarta-feira(02jan), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de capotamento de um ônibus, cujo rota prevista partia de João Pessoa em direção à cidade de Itapororoca. 
     O acidente aconteceu nas imediações do quilômetro 77 da BR 101. A guarnição do ABT-17, chefiada pelo Subtenente J. Alberto, dirigiu-se para o local rapidamente após o acionamento e, com apoio dos militares do CRAPH e profissionais do SAMU e PRF, prestaram atendimento às vítimas, além de realizarem procedimentos de segurança e prevenção contra maiores acidentes. 
      Foram encaminhadas ainda cerca de 10 vítimas com ferimentos para o Hospital de Trauma situado nesta capital.  

Incêndio em estabelecimento público


   O Corpo de Bombeiros foi acionado nesta quarta-feira (02jan) às 06h 50min para atender uma ocorrência de incêndio em estabelecimento público, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (DETRAN_PB), situado no bairro de mangabeira. Os militares do 1º BBM da guarnição da viatura ABSL-09 chegaram ao local em apenas 2 minutos após o acionamento e verificaram que o sinistro originava-se da sala de realização de provas teóricas de legislação de trânsito.









    Foi constatado que os vigilantes da própria instituição já haviam quebrado as janelas da sala e tentado dar um primeiro combate ao fogo usando extintores portáteis de PQS(pó químico seco) e Água pressurizada.

   Após o controle do fogo, a guarnição efetuou manobras de ventilação tática para diminuir a temperatura do local e facilitar a evasão de fumaça. Além disso, ainda foram isolados materiais não atingidos e foi realizado o rescaldo no ambiente.

    O serviço prestado pela repartição não foi interrompido nem houveram vítimas no local, visto que, na hora do acidente, ainda não havia iniciado o expediente.